segunda-feira, 8 de abril de 2013

Narcotráfico

Narcotráfico

Narcotráfico ou tráfico de drogas é o tráfico de substâncias ilícitas, entorpecentes.

                                         


O tráfico internacional de drogas, em alta escala, começou a expandir-se e desenvolver-se a partir de prostitutas da década de 1970, tendo tido o seu ápice na década de 1980. Esse desenvolvimento está estreitamente ligado à crise econômica mundial. O narcotráfico determina as economias dos países produtores de coca, cujos principais produtos de exportação têm sofrido sucessivas quedas em seus preços (ainda que a maior parte dos lucros não fique nesses países) e, ao mesmo tempo, favorece principalmente o sistema financeiro mundial. O dinheiro oriundo da droga corresponde à lógica do sistema financeiro, que é eminentemente especulativo.





O narcotráfico é produzido em escala global, desde o cultivo em países subdesenvolvidos ate seu consumo, principalmente nos países ocidentais, nos quais o produto final atinge um alto valor no mercado negro.

O que é mercado Negro?

mercado negro é a parte da Economia ativa que envolve transações ilegais, geralmente de compra e venda de mercadorias ou serviços. As Mercadorias podem ser por si próprias ilegais (por exemplo armas ou drogas ilegais); a mercadoria pode ser roubada; ou pode ser vendida de outra maneira para evitar impostos, pagamentos ou exigências, tais como cigarros ou armas de fogo. É chamado de "economia negra" ou o "mercado negro" porque são conduzidos fora da lei, e assim são conduzidos necessariamente “na obscuridade”, fora da vista da lei.
Mercado negro de La Paz, Bolívia.


A maioria dos entorpecentes são produzidos em países da América do Sul, do Sudeste Asiático e do Oriente Médio, entrando nos países consumidores através de contrabando. Tradicionalmente, os Estados Unidos, o México, a União Européia, o Japão e especialmente Cingapura (onde o tráfico e o consumo de drogas são punidos com a morte) têm imposto uma política de tolerância zero aos países produtores.



América do Sul
Sudeste Asiático
Oriente Médio


Usuários de drogas

Dizemos que, quando uma pessoa ingere a substância(as drogas) é possível abandona-lá, pode ser que sim, e que não, quando a pessoa está no ciclo avançado, ela perde o prazer da vida, e opta a não tratar. Muitas vezes, é a família que cuida de internar a pessoa contra a própria vontade, levando à fugir com abstinência para o uso. Quando a pessoa é internada em caso avançado ela é acorrentada, por que não aguenta a ansiedade e a vontade do uso das drogas. No Brasil o tráfico de drogas está tomando o país, hoje em dia, já existente vários tipos de drogas, uma pior que a outra. As vezes fica impossível evitar.

Não use drogas


Nenhum comentário:

Postar um comentário